AS CRIANÇAS SÃO PROTAGONISTAS ATIVAS DE SEU PROCESSO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

As crianças possuem potenciais extraordinários para a aprendizagem e a mudança, assim como extensos recursos afetivos, relacionais, sensoriais e intelectuais, que se manifestam numa troca contínua com o contexto cultural e social. Dessa forma, participam da construção do seu próprio conhecimento, solidificando e tornando o conteúdo escolar apresentado mais atrativo e interessante, desenvolvendo-se nos mais diversos aspectos.

Nossa proposta pedagógica se baseia na teoria construtivista e na filosofia educativa inspirada em Reggio Emília, que busca revalorizar a imagem da criança como um ser rico em potencialidades.

AS CEM LINGUAGENS

As cem linguagens são uma metáfora para os potenciais extraordinários das crianças, sua construção de conhecimento e processos criativos, as miríades de formas com as quais a vida se manifesta e o conhecimento é construído.

É nossa responsabilidade dar valor e igual dignidade a todas as linguagens, verbais e não verbais.

A PARTICIPAÇÃO

Aqui em nossa escola, a participação é o valor e a estratégia que definem o modo como as crianças, os educadores e as famílias são investidores do projeto educacional, essa estratégia educacional é construída e vivida dia a dia no encontro com os outros e nas relações interpessoais. A criança que aprende a participar saberá atuar em sua sociedade, pois a participação gera e nutre os sentimentos e a cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão; produz mudança e novas culturas que lutam com a dimensão do mundo contemporâneo e globalizado.

PROGETTAZIONE

Progettazione é uma estratégia de pensamento e ação que é respeitosa e compassiva com os processos de aprendizagem das crianças e dos adultos. Aceita dúvidas, incertezas e erros como fontes de conhecimento e é capaz de ser modificada em relação à evolução dos contextos. Nossa escola traz em sua proposta pedagógica essa estratégia, realizada por meio de processos de observação, documentação e interpretação numa relação recursiva, e por meio de uma sinergia próxima entre a organização do trabalho e a pesquisa educacional.

Jardim dos Pequeñitos | Todos os direitos reservados 2019